Buscar
  • Jordana Schneider

O Sumário do Pole: Flexibilidade

Atualizado: 13 de Mai de 2020

Talvez esse seja um dos aspectos do Pole mais desejados pelos praticantes. E para mim, um dos aspectos mais improváveis de adquirir 100% naturalmente. Provavelmente, nas aulas regulares de Pole do seu estúdio tenham uns minutinhos separados para o flex que vão ser incrivelmente importantes para a sua evolução. Mas a evolução dessa forma é extremamente devagar se comparado a quem faz aulas específicas de flexibilidade e a quem manteve grande parte da flexibilidade desde criança (tem a ver com genética também). E como bons seres humanos desse mundo capitalista, queremos ter tudo e ser tudo para ontem.



Vai dizer, às vezes dá aquela vergoinha de dizer que faz Pole há x anos e ainda não faz espacate. Mas vergonha de que e pra quem? Não é porque você pratica Pole Dance que precisa ter um espacate fácil e perfeito, isso só vai ser necessário se você quiser melhorar e evoluir nisso (aí você vai correndo falar com o seu instrutor para bolar um plano). E vamos desconstruir a ideia de que flexibilidade é só espacate, a IPSF mesmo define como flexibilidade de pernas, costas, quadril e ombros. Quer um exemplo? O Allegra é um movimento com muitas variações mas basicamente usa o flex de ombros e coluna além do de pernas. E para uma boa finalização, a barra se enfia entre as costelas e o rim. Uma erradinha nele e a gente fica duas semanas sem treinar, portanto não façam sem acompanhamento de um instrutor.















Voltando ao site da IPSF, há 101 exercícios catalogados como flexiblidade e separados em 6 blocos. Talvez alguém com mais experiência que eu vá entender a lógica de separação, mas eu vou me limitar a dizer que é por nível de dificuldade até a IPSF responder o meu e-mail perguntando. Muitos deles não dá para dizer que é necessário somente o flex de pernas ou somente o de coluna, pois assim como o Allegra utilizam vários ao mesmo tempo. Mas lá tem muitos movimentos que eu nem conhecia, e vários deles com um link que te leva ao vídeo de execução no Youtube.



Depois de ver alguns atletas de Pole Arte maravilhosas e super flexíveis no Instagram comemorando que conseguiram executar o movimento Marchenko, você percebe que o negócio é foda. Até porque é um movimento que reúne não só flex, mas muita consciência corporal, força (pois são poucas travas) e técnica também. No código da IPSF há cinco variações catalogadas, uma mais desafiadora que a outra. Até ia trazer uma descrição detalhada sobre o movimento, mas desanimei depois que conversei com uma das minhas profs de Pole que super admiro, a Ana Furman, e percebi a complexidade do movimento.



















Como flexibilidade não é o meu forte, sempre presto muita atenção nas explicações das profs lá do estúdio e invisto em um bom alongamento antes e depois de qualquer exercício físico. Não encontrei artigos científicos que comprovem com 100% de certeza que a flexibilidade é essencial para prevenir lesões já que cada esporte tem as suas particularidades. E no Pole Dance, como já sabemos e vemos na prática, o flex é essencial para a execução de alguns movimentos "básicos". Então dá para resumir que a flexibilidade é essencial para o desempenho no Pole Dance mas é necessário avaliar individualmente tanto o praticante quanto o movimento.


Pra quem está começando a se interessar mais pela flexibilidade, converse primeiro com a(o) prof que te acompanha pois ela(e) já te conhece e vai saber o que e como você precisa melhorar. Mesmo assim, pesquise e pesquise. Entenda os conceitos no Google, pegue dicas nas redes sociais de outros estúdios de Pole, outros profs de Pole e de Yoga também. Há workshops e aulas regulares em diversos estúdios pelo Brasil, vale a pena fazer aulas avulsas e experimentais para descobrir qual é melhor para você. E respeite o seu limite de dor na execução dos movimentos, a linha entre a evolução e a lesão é tênue. Respeite ainda o seu tempo disponível para se dedicar e a sua vontade para isso também, é tudo uma questão de dedicação e acompanhamento profissional.


#poledance #poledanceparainsistentes #

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Curitiba, Paraná, Brasil.

  • TikTok
  • Instagram

©2019 by Pole Dance para Insistentes.

Proudly created with Wix.com