Buscar
  • Jordana Schneider

Organizações que impulsionam o Pole Dance no Brasil

Pode ser que você já soubesse, mas para mim foi uma surpresa. Um ano de pole para descobrir que existem esses campeonatos tão grandes. Na minha cabeça, os próprios estúdios que decidiam o que queria fazer nos seus próprios campeonatos, o que ainda existe mas não dá tanta visibilidade nacional ou internacional. Há algumas federações no país que estão na ativa para promover o Pole Dance como esporte, arte e dança.


A Federação Brasileira de Pole Dance (FBPole) só tem 10 anos, o que ainda assim é bastante se considerarmos que o pole está (de verdade) no Brasil há cerca de 12 anos. Ela foi a pioneira na criação de um Código de Regras e Arbitragem, para tornar as competições mais justas aos atletas de diferentes níveis. Atualmente, é a organizadora oficial da Pole World Cup, SIM, EXISTE UMA COPA DO MUNDO DE POLE DANCE, e é no Brasil que aconteceu as edições de 2011 até 2017! E ainda querem dizer que Pole Dance não é um esporte...



Eles ainda integram-se ao Arnold Classic Brasil, uma feira de esportes gigante e super conhecida pelo mundo que é produzida por ninguém menos que o Arnold Schwazenegger, sim, aquele famoso ator de Holywood. Nesta feira, eles promovem o Pan-americano de Pole Dance com atletas do Canadá, EUA, México, Argentina, Brasil e Venezuela, geralmente. A próxima edição já tem data marcada em São Paulo.


Uma outra federação bem ativa é a FECAPOLE, Federação Catarinense de Pole Sport, que desde 2017 é responsável pela realização do Campeonato Brasileiro de Pole Sports. Desde que o evento contou com mais de 70 atletas inscritos, um público presencial de mil pessoas e onlive de 16 mil em 25 países, a FECAPOLE se tornou a representante oficial da IPSF no Brasil. A edição de 2019 acontecerá em Itajaí-SC nesse fim de semana, dias 15 e 16/06.



Só para terminar de explicar, a IPSF, que citei acima é a International Pole Sports Federation. Ela também possui um código de pontuação que é usado exclusivamente por competições reconhecidas por eles. É tão completo e detalhado que fiquei boquiaberta, vou deixar o link para download aqui pra quem tiver curiosidade. Também é muito bom para aprender o nome de alguns movimentos e ter noção da dificuldade deles baseada na pontuação. Para quem está pensando em se tornar atleta um dia, a leitura é essencial!!!


Já falei aqui que tudo isso é um universo alternativo, e quanto mais eu pesquiso, mais eu acredito nisso. E há tantas outras competições que estão tomando forma e popularidade no Brasil que fica difícil acompanhar todas. Mas quanto mais a gente pesquisa sobre o pole, mais dá vontade de fazer parte desse mundo.


#poledanceparainsistentes #poledancesempreconceitos #poledance #fecapole #ipsf #arnoldclassicbrasil #fbpole #campeonatobrasileirodepolesports


Clicando nas fotos você será direcionado para os sites oficiais de cada organização, de onde tirei as informações relevantes para esse post.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Curitiba, Paraná, Brasil.

  • TikTok
  • Instagram

©2019 by Pole Dance para Insistentes.

Proudly created with Wix.com